F E M. é uma exposição parte da poética visual do trabalho de doutorado em Artes de Hel-Alex.
Coloca em destaque a identidade política lésbica fem e suas potências desejantes, eróticas e sensoriais. Fem é uma identidade lésbica existente em diversos países, de maneira não linear, e que se apropria dos códigos da feminilidade para afirmar o poder desejante e político da própria sexualidade.
A feminilidade é um aspecto do poder e da liberdade sexual das lesbianidades. Entre saltos, unhas pintadas, às vezes 1 hora para se vestir, vestidos e maquiagens fabulosas, as Fems são visíveis socialmente desde os anos 50. A realidade Fem passa primeiro pela experiência e guarda também uma conexão sensível com a fluidez do gênero das lesbianidades.
A organização política das Fems e High Fems é um dos muitos caminhos queer, trans e feministas; habitados por pessoas transfemininas, sapatonas, lésbicas, não binárias, entre outras. Celebrar essa identidade política na senda mês da visibilidade lésbica é uma felicidade na luta dissidente ao heterossexismo, ao heteropatriarcado colonial e sobretudo uma ode aos corpos lésbicos desejantes e nossos jogos eróticos de empoderamento.
A axposição traz uma breve perspectiva poética e estética das fems no shibari.
Sobre Hel-Alex
Hel-Alex é artista trans, não-binárie, sapatão, que trabalha com diferentes linguagens entre cena, artes visuais e as artes do corpo. Nascido e crescido na Amazônia Urbana, em Belém do Pará, no Brasil. Viveu no Rio de Janeiro continuando seus estudos, trabalho e ativismo durante 5 anos.
Estudou dança entre o Brasil, os Estados Unidos e a França. Já atravessou teatros e cenas contemporâneas em Belém, São Paulo, Rio de Janeiro, Berlim, França, Reino Unido e Holanda.
Expatriou-se na França desde 2016. Estuda e pratica shibari desde 2021. Possui uma prática de cordas também voltada para fotografia desde 2022 e situa suas exposições e performances hoje principalmente entre França, Portugal e Holanda.
📅 9 de maio a 8 de junho
🕒 durante o horário de abertura do Centro LGBTI+, que podes consultar aqui
📍 Centro LGBTI+ (Rua dos Fanqueiros, 40, Lisboa)