25 anos de Centro Comunitário

25 anos de Centro Comunitário

Dia 11 de novembro de 2022 o Centro Comunitário LGBTI+ fará 25 anos.

Foi às 18h30 de uma terça-feira de outono, em 1997, que o Centro foi oficialmente inaugurado, abrindo-se pela primeira vez em Portugal um espaço comunitário assumidamente LGBTI+.

Ao longo dos anos o Centro tem sido a casa de várias associações e coletivos, e por aqui passaram milhares de histórias!

Pela primeira vez em Portugal, as pessoas LGBTI+ tinham um espaço comunitário de reunião e de trabalho para se organizarem e emanciparem.

1997 > 2022

25 anos de comunidade, 25 anos de nós, de ti e da tua identidade.
25 anos de festas, de conversas, de cafés, de espaço seguro, de espaço nosso, de espaço teu!

Quando a ILGA Portugal começou a trabalhar em 1995 – e quando o Centro abriu portas em 1997 – a lei não reconhecia as pessoas LGBTI+, nem eram garantidos os mesmos direitos de acesso à cidadania e à igualdade das pessoas LGBTI+ e das suas famílias.

Desde então, e até hoje, temos muito Orgulho do nosso trabalho, das nossas lutas e das nossas conquistas, por um país mais inclusivo e mais igualitário.

Quando abriu portas, o Centro foi o local de encontro e reunião para que o ativismo LGBTI+ em Portugal pudesse finalmente ser feito estruturadamente num momento em que tudo estava por fazer.

Das vivências comunitárias vieram as vivências políticas e reivindicativas, a ajuda entre pares e, depois, as respostas técnicas, na criação de espaços seguros, de crescimento, empoderamento e capacitação.

Ao longo destes 25 anos o Centro foi, e é, um espaço mais seguro, no qual milhares de pessoas cresceram e se encontraram enquanto pessoas plenas e verdadeiras e enquanto comunidade.

Espaço Mais Seguro

Espaços mais seguros como o Centro são essenciais para a emancipação de qualquer comunidade historicamente alvo de opressão.

São espaços que permitem que as pessoas vivam quem realmente são, independentemente da sua identidade e expressão de género, orientação sexual, diversidade funcional ou qualquer outra característica identitária, valorizando essa diversidade que nos torna pessoas únicas.

E é sobre celebrar as tuas intersecções identitárias com outras pessoas, que também vão partilhar e/ou aprender com a experiência, tornando-nos individualmente mais fortes e resilientes que o Centro ganha.

E é sobre essa resiliência, descoberta, experimentação e identidade que queremos saber mais.

Exposição coletiva

Estamos a preparar uma exposição a ser lançada dia 11 de novembro de 2022, e precisamos da tua ajuda na recolha de mais materiais e histórias!

Tu podes fazer parte desta exposição – que depois será lançada digitalmente.

Sabes aquela história fantástica passada no Centro ou numa atividade comunitária que sempre nos quiseste dizer?

  • A tua primeira vez no Centro?
  • Encontraste o amor da tua vida enquanto gritavas numa marcha?
  • Descobriste uma nova competência enquanto fazias voluntariado?
  • Fizeste uma amizade para toda a vida?

Queremos que nos contes tudo!

E se tiveres fotos é ainda melhor! Queremos aumentar o nosso álbum de memórias – a foto revelada de um rolo, a foto digital com tantos e tão poucos megapixeis, nós queremos todas elas!

Folhetos, fotos, negativos, cartazes, t-shirts, vídeos, CDs, crachás, disquetes, nós queremos tudo o que tenhas e que represente essas vivências, para a exposição!

Não te preocupes! Sabemos que as memórias e materiais te são apegados, e está tudo bem!
Se não quiseres doar deixa-nos copiar a tua fotografia, deixa-nos copiar o folheto que guardas religiosamente na primeira gaveta junto à cama.

Nós prometemos devolver com carinho, mas queremos pedir-te com ainda mais carinho que nos deixes registar – e partilhar.

25 anos dá para muitas memórias de um espaço que, para muitas pessoas, foi e é uma casa, a casa da nossa famILGA.

Façamos da nossa casa aquilo que ela deve ser, aberta a todas as pessoas para preservar a memória coletiva de todas as pessoas que por aqui passaram, dedicaram o seu tempo e a sua luta.

As tuas histórias, fotos, vídeos e memórias

Envia-nos os teus materiais/histórias até à manhã do dia 7 de novembro!

Usa o formulário abaixo (recarrega a página ou clica aqui se ele não surgir) ou contacta-nos para o email centro@ilga-portugal.pt.

A exposição irá abarcar 25 anos de histórias, e a tua é também fundamental!

Programação

Para celebrar os 25 anos do Centro iremos dinamizar várias atividades entre 11 de novembro e 10 de dezembro de 2022.

Consulta a programação completa aqui (atividades acrescentadas regularmente).