Notícia

Arraial Lisboa de Pride 22 – Esperamos por ti no dia 25 de junho!

O Arraial Lisboa Pride renasce em 2022. Ainda precário, mas cheio de esperança!

Está finalmente confirmado. Em 2022 vamos celebrar a 23ª edição do Arraial Lisboa Pride na Praça do Comércio – e com muita vontade de voltar a juntar todas as pessoas. No entanto, a realização deste Arraial não será simples nem livre de contratempos ou frustrações.

Contar a história do Arraial Lisboa Pride e saber onde já esteve é também conhecer a história da nossa visibilidade e das nossas conquistas. É conhecer a história do nosso ativismo.

A sua primeira edição foi em 1997, no Jardim do Príncipe Real, numa altura em que o ativismo LGBTI+ organizado se começava a desenhar e a crescer, numa altura em que nos apercebemos que só em conjunto nos poderíamos visibilizar, dignificar, cuidar. Desde aí, tem sido um momento determinante de celebração das nossas identidades, de expressão dos nossos afetos e de ocupação dos espaços que têm de ser também nossos, mas que tantas vezes e em tantos cenários nos são negados. Para muitas pessoas, durante muitos anos, e com certeza ainda hoje, o Arraial Lisboa Pride representa o único momento do ano em que podem viver a sua verdade de forma feliz e saudável. 

À data de hoje, urge dizer que, apesar de a pandemia ter fragilizado o trabalho da Associação a um nível sem precedentes, as condições em que vamos realizar o Arraial Lisboa Pride não são inéditas. Nos últimos anos pré-pandemia vimo-lo, com muito orgulho, crescer exponencialmente, acolher mais pessoas, ocupar mais espaço, fazer muito mais barulho. Este crescimento foi positivo e vital, mas não isento de grande desgaste. As costumeiras 12 horas de festa escondem um trabalho monumental e maioritariamente voluntário de dezenas de pessoas, muitas vezes feito à custa  de uma ginástica complicada entre a vontade de fazer acontecer e o tão necessário equilíbrio da saúde física, mental e familiar. 

É necessário que se perceba que a ILGA Portugal organiza aquele que é o maior evento comunitário LGBTI+ do país sem meios para o fazer. Somos uma organização sem fins lucrativos que, como tantas outras organizações sem fins lucrativos, desenvolve o seu trabalho de forma sistematicamente subfinanciada, com recurso a apoios e patrocínios pontuais e a muito, muito engenho. Todos os anos, os momentos que passamos na Praça do Comércio são gestos de magia aflitiva que não sabemos se vamos conseguir replicar no ano seguinte. 

É necessário que se perceba que a ILGA Portugal é uma associação, não é uma promotora de eventos. O Arraial Lisboa Pride não é um festival nem nunca foi. É um momento comunitário e de visibilidade. Não tem o objetivo de gerar lucro. 

Em 2020 aconteceu o imponderável. Agora, após dois anos de contexto pandémico, das extremas limitações e agressões a que as nossas pessoas foram sujeitas, as nossas vidas mudaram, as nossas formas de trabalhar mudaram e as nossas necessidades e lutas enquanto população mudaram. O Arraial terá de acompanhar esta mudança. 

Neste Arraial Lisboa Pride relembramos o nosso percurso e as dinâmicas que permitiram às pessoas LGBTI+ viver e subsistir ao longo dos anos que a nossa História soma. Este Arraial Lisboa Pride terá de ser feito, obrigatoriamente, para tentar recuperar aquilo que não tivemos durante os últimos dois anos e que sabemos que continuamos a não ter em pleno – oportunidades de nos mostrar-nos, de crescermos, de nos sustentarmos e de explorarmos os laços que nos unem. Assim, este ano programamos concertos com artistas residentes em Portugal, continuamos a ter a participação de associações e coletivos e a contar com a presença de bares, comércio local e artistas que criam em múltiplos meios. Este ano, fazemos um Arraial Lisboa Pride mais pequeno, mas mais próximo.

Vamos voltar a abraçar-nos, a beijarmo-nos, a amarmo-nos nesta festa tão grande, tão múltipla, tão diversa. Passo a passo. Sabemos que te vamos ver no dia 25 de junho na Praça do Comércio a dançar, a reivindicar, a abraçar, a exigir, a celebrares-te e a lutar connosco. O Arraial Lisboa Pride regressa mais pequeno, mais precário, mas sempre exuberante. Mas sempre contigo e com todo o orgulho para dar e receber. Vens reconstruí-lo connosco?