coro

Colegas – Coro LGBTI+

O Colegas – Coro LGBTI+ nasceu em novembro de 2008 e pretende, através da música, contribuir para uma sociedade mais inclusiva, igualitária e divertida.

É um coro que junta pessoas que gostam de se expressar através da sua voz, porque o ativismo também se canta!

Com um vasto reportório, e diferentes arranjos musicais de vários hits nacionais e internacionais, o Colegas conta com várias atuações em Portugal e no estrangeiro.

Quem pode cantar?

Qualquer pessoa pode cantar no Colegas independentemente da orientação sexual, identidade e expressão de género ou idade, ou qualquer outra característica que não mesmo a desafinação.

Se andas a trautear essa música há semanas, e queres explorar o teu lado musical ao lado de pessoas que te acolherão exatamente como és, não esperes mais! Envia-nos um email para coro@ilga-portugal.pt e vamos conhecer-nos!

Quem faz parte?

O Colegas é dirigido pela Maestrina Mariana Camacho, e é composto por um grupo de pessoas que se distribuem pelos diferentes naipes de vozes.

Grupo
Maestrina

Mariana Camacho nasceu no Funchal em 1993 e vive atualmente em Lisboa. Tem vindo afirmar-se enquanto cantora e performer. Apresentou-se com o Coro Gulbenkian, Coro de Câmara da U. Lisboa, Musgo, Punk d’Amour, TochaPestana, Mutrama e Ethno Portugal, assim como em peças dos Artistas Unidos, Grupo Dançando com a Diferença e New Maker Ensemble.
Em nome próprio desenvolve um trabalho de pesquisa centrado na exploração vocal, composição em tempo real e intertextualidade.
Dirige o Colegas – Coro LGBTI+ desde 2018.

Testemunhos

(Nuno) Eduardo Neves
“O coro CoLeGaS permitiu-me explorar a minha voz em muito boa companhia. Senti-me rapidamente inserido numa família querida e que sempre tinha um sorriso para me retribuir, sinto que me desenvolvi muito, conheci pessoas fantásticas, algumas que continuo a guardar na minha vida e todos no meu coração.
Tive experiências fantásticas a pisar palcos inimagináveis e sempre juntos a conseguirmos levar a bandeira lgbtiq+ cada vez mais longe. Obrigado CoLeGaS por esta experiência tão fantástica que me traz tão boas memórias”

Sónia Pinho
“Acabada de chegar a Lisboa e sem conhecer ninguém, procurei um grupo onde pudesse simplesmente cantar. Ao encontrar este coro, percebi que podia não só cantar, como também pertencer a uma comunidade, participar na defesa dos direitos humanos e LGBT+, conhecer pessoas e aumentar a minha auto-estima. Hoje, já fora de Lisboa, faço os possíveis para continuar a participar nas atividades para acalmar a saudade que este grupo me traz.”

Cairo Braga
“Eu sempre quis fazer parte de um coro e o Colegas foi a primeira vez, aos 29 anos e um oceano atravessado, que consegui. Além disso, o coro me deu mais uma camada de aconchego pra fazer este imigrante sentir-se mais em casa no novo país. O Colegas junta duas das coisas que mais valorizo e amo na vida: música e comunidade.”

Nuno Serras
“Cantar com o Colegas – Coro LGBTI+ faz-me feliz. O coro tem-me dado muitas alegrias, forças, amigos, boa adrenalina antes das atuações; e cada uma destas é um momento mágico.”

Vem cantar connosco!

Vem cantar connosco e mostrar as cores da tua voz!
Ensaiamos semanalmente aos domingos, das 19h às 21h, no Centro LGBTI.

Envia-nos um email para coro@ilga-portugal.pt e vamos conhecer-nos!

IMPORTANTE: devido às restrições de combate à pandemia, os ensaios decorrem com significativas alterações.

Internacionalização

Desde 2014 que somos coro membro da LEGATO, a associação europeia de coros LGBTI+ e já participámos em duas edições do Various Voices Festival, o festival europeu de coros LGBTI+ em Dublin 2014 e Munique 2018.

Algumas das nossas participações

Segue-nos nas redes sociais e explora também o nosso arquivo no Facebook e no Youtube!

.